Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Fundação Cidade de Lisboa

Formação de tutores voluntários FOCO na Inclusão

formação de tutores voluntários FOCO na Inclusão

A formação de tutores voluntários do projeto FOCO na Inclusão tem por objetivo dotar os tutores de ferramentas que lhes permitam realizar as tutorias da melhor forma,  promovendo o desenvolvimento pessoal, social e académico dos alunos.

Após a formação, os tutores estarão capacitados para planear e realizar tutorias individualizadas semanais a alunos em situação de vulnerabilidade, sob a supervisão da equipa técnica do projeto.

São abordados os seguintes temas: Voluntariado, rede, princípios e valores, Desenvolvimento pessoal, social e académico, Tutoria e facilitação pedagógica e Atividades socioculturais e promoção da cidadania. Venha connosco, e fique a saber mais sobre a formação dos tutores FOCO na Inclusão!

1ª sessão de formação de tutores voluntários: o que é ser tutor?

A 1ª sessão de formação decorreu no dia 9 de dezembro de 2021 em formato presencial na Fundação Cidade de Lisboa. Após as dinâmicas de apresentação e de quebra-gelo inicial, foi realizado um exercício para ouvir as principais expectativas e temores dos formandos, que foram depois partilhadas em grupo e serviram de base para uma introdução das diferentes temáticas da formação pela equipa técnica do projeto.

Foi também realizada uma apresentação detalhada das diferentes atividades do projeto FOCO na Inclusão, e em seguida entrámos no tema principal da sessão: o que é ser tutor, como dinamizar uma sessão de tutoria, e quais as ferramentas necessárias para a sua planificação! 

 

2ª sessão de formação de tutores voluntários: os instrumentos de suporte das tutorias, e o envolvimento parental.

Esta sessão decorreu no dia 6 de janeiro de 2022 em formato online. Nesta sessão foram abordados dois documentos muito importantes de suporte às tutorias: o plano de sessão e o boletim de envolvimento parental.

O plano de sessão é o documento de planificação das tutorias. Nele, os tutores preveem as atividades que vão desenvolver, os objetivos pedagógicos das mesmas, o tempo dedicado a cada uma delas e os recursos necessários. 

O boletim de envolvimento parental é enviado periodicamente aos encarregados de educação, e nele são descritos quais os principais progressos e atividades realizadas, assim como algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em família. Também no início das tutorias, é enviado aos encarregados de educação um vídeo de apresentação do tutor!

Ao longo da sessão de formação de tutores voluntários são também promovidos momentos de dinâmica de grupo, de modo a que os tutores se possam conhecer melhor e  experimentar diferentes exercícios que poderão posteriormente integrar nas suas tutorias. É ainda valorizada a participação e reflexão conjunta: com a ferramenta jamboard (quando a sessão é em formato online), são pensadas em conjunto diversas questões que são integradas ao longo da sessão. 

3ª sessão de formação de tutores voluntários: a gestão das emoções

Esta sessão decorreu no dia 2 de abril de 2022 em formato presencial, na Fundação Cidade de Lisboa, e foi dedicada à gestão das emoções e às estratégias a adotar para superar as dificuldades sentidas em contexto de tutoria.

Entre as principais dificuldades sentidas pelos tutores, identificamos a concentração e motivação dos alunos, timidez ou questões relacionadas com a disciplina e o comportamento, ou ainda na gestão do tempo das sessões. Foram trabalhadas em grupo soluções e ideias para lidar com  cada uma destas dificuldades e identificadas estratégias para ultrapassar estas situações.

Face a estas dificuldades, é normal que sejam despertadas emoções nos tutores, nem sempre cómodas. Por isso, abordámos também esta questão, e vimos como os tutores podem melhor identificar e gerir as suas emoções, assim como apoiar os seus alunos no processo de gestão emocional.

4ª sessão de formação de tutores voluntários: aprendizagem e educação não-formal

A 4ª e última sessão de formação de tutores voluntários decorreu em formato online no dia 18 de abril de 2022! Esta sessão foi dedicada às seguintes temáticas: aprendizagem e estratégias de intervenção, educação não-formal e intervenção comunitária, e a promoção do envolvimento parental.

Iniciámos com um exercícios de reflexão sobre o que é a aprendizagem. Como aprendem os meus tutorandos? Aprendemos todos da mesma forma? Qual a forma mais eficaz de motivar os alunos? Partindo das ideias trocadas em grande grupo, falámos sobre a aprendizagem diversa e a relação pedagógica.

Para complementar a temática da intervenção comunitária, tivemos o contributo da tutora Sofia Silva acerca do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, sobre o qual está a desenvolver o seu percurso académico, assim como o testemunho de Nicolas Bayardi, da Fundação Aga Khan, que nos falou do programa “Secundário para Todos”, com o objetivo de prevenir e combater o abandono escolar precoce e o insucesso escolar. 

É sempre importante olhar não só para o aluno, mas ter uma visão sistémica da família, da comunidade e das circunstâncias sociais que o rodeiam, de forma também a integrá-las na relação pedagógica e potenciando também as suas forças.

Nesta lógica, o projeto FOCO na Inclusão promove também o envolvimento parental, e nesta formação de voluntários temos uma proposta de atividade muito concreta! No dia 13 de Maio, será realizada a caminhada de Pais e Filhos, no âmbito da celebração do dia da Família, promovido pelo Grupo de Escolaridade da Comissão Social de Freguesia de Santa Clara, no qual a FCL é parceira. Inicia às16h30 no Parque Oeste. Convidamos os tutores a participar neste evento. Durante as próximas tutorias os tutores foram desafiados a desenvolver atividades com os alunos à volta do conceito de família e de contributos para a caminhada. 

Quer saber mais sobre o projeto FOCO na Inclusão? Visite o portal para ficar a saber mais sobre as atividades desenvolvidas!

 

Primeira Sessão do Projeto Educativo APORDOC - A Permanente Transformação - Do Guião à Sala de Cinema
Procuramos Voluntári@s FOCO na Inclusão!
Achas Que Conheces a Freguesia de Santa Clara? Edição Verdadeiro ou Falso
Achas Que Conheces a Freguesia de Santa Clara?
Receção aos professores de 2º e 3ºciclo do Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros
FOCO na Inclusão em Santa Clara
Conheça a oficina Voxpop - o projeto FOCO na Inclusão na celebração do Dia da Criança
Todas as Notícias FOCO na Inclusão
Diário das tutorias FOCO na Inclusão - maio 2022
Caminhada Pais e Filhos 2022
Diário das Tutorias FOCO na Inclusão - abril 2022
Formação de tutores voluntários FOCO na Inclusão
Diário das Tutorias FOCO na Inclusão - março 2022
Tutorias FOCO na Inclusão Fevereiro 2022
Notícias das tutorias FOCO na Inclusão- fevereiro 2022
Início das tutorias FOCO na Inclusão janeiro 2022
Conheça o projeto FOCO na Inclusão