COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: FORMAR NO FEMININO
Este projecto foi concebido para atenuar os seis grandes problemas que ressaltavam, na altura, em Santo Antão: a pobreza, o desemprego, a baixa qualificação das mulheres, a sua capacitação empreendedora, a dificuldade de conciliação da sua vida profissional com a familiar e, finalmente, a assistência à saúde materno-infantil.
O projecto “Formar no Feminino”, realizado entre 2009 e 2012, contribuiu para o aumento da empregabilidade de mulheres e sua integração no mercado de trabalho na Ilha de Santo Antão – Cabo Verde, assegurando, simultaneamente, melhores condições de saúde materno-infantil.
Para tal, a Fundação Cidade de Lisboa e o principal parceiro local, a ONG Atelier Mar, com o co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, formaram monitoras de apoio à primeira infância, num total de 97 formandas; capacitaram e apoiaram o empreendedorismo das mulheres dos três concelhos da Ilha (com vista à criação do seu próprio negócio), num total de 51 formandas; formaram promotores de saúde sexual e reprodutiva (com competências para um melhor acompanhamento na gravidez e no parto e aconselhamento à comunidade em geral); promoveram uma campanha de sensibilização por uma “Maternidade Mais Assistida” nas zonas mais empobrecidas de Santo Antão, num total de 34 formandos.
Num
a segunda fase do projecto “Formar no Feminino”, com inicio em 2011 e conclusão em 2012, realizaram-se mais três acções de formação nas áreas de: Associativismo, Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios, e Técnicas de Elaboração de Projectos, que suscitaram o maior interesse por parte de mulheres desempregadas da Ilha.
Para além do trabalho da Fundação Cidade de Lisboa e do Atelier Mar, contou-se com o Hospital Dr. João Baptista Morais (Ribeira Grande), a Associação de Municípios de Santo Antão e as Câmara Municipais de Porto Novo, Paul e Ribeira Grande.
“Formar no Feminino” foi co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, CVTelecom, Câmara Municipal de Benavente, Fundação Cidade de Lisboa e Atelier Mar.
![]() |
![]() |





