Fundação Cidade de Lisboa celebra 35 anos de dedicação à cidade e às pessoas
No passado dia 15 de abril, a Fundação Cidade de Lisboa (FCL) comemorou três décadas e meia de compromisso e atividade ao serviço da cidade e das pessoas. A ocasião foi marcada por uma sessão comemorativa que reuniu amigos e parceiros da instituição ao longo dos anos, sendo presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Eng.º Carlos Moedas, juntamente com o Professor António Carmona Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da FCL, e o Embaixador Eugénio Anacoreta Correia, presidente do Conselho de Curadores da fundação.
Um dos momentos mais significativos do evento foi a apresentação e distribuição do livro de homenagem ao Eng.º Álvaro Pinto Correia, anterior presidente da FCL, intitulado "Momentos e Eventos", que retrata os principais momentos da sua trajetória ligada à fundação. O livro inclui o discurso do Senhor Presidente da República, General António Ramalho Eanes, entre outros. Foi ainda lançado e distribuído o livro comemorativo dos 35 anos da Fundação Cidade de Lisboa, que destaca as diversas atividades desenvolvidas nos vários domínios de intervenção da instituição.
A cerimónia também foi marcada pela homenagem aos três mecenas mais antigos do Colégio Universitário da Cooperação-Nuno Krus Abecasis (CUC-NKA), que têm apoiado o projeto de forma contínua desde 1990. Em reconhecimento, foi entregue a cada um uma serigrafia do curador Mestre Manuel Cargaleiro, acompanhada de um sincero agradecimento. Os mecenas homenageados foram o Banco de Portugal, representado pelo Senhor Governador Prof. Doutor Mário Centeno, a Lusitânia Seguros, representada pela Dra. Idália Serrão, membro do Conselho de Administração, e o Grupo Nabeiro.
O evento também contou com testemunhos significativos, como o do antigo bolseiro do CUC-NKA, Doutor Martinho Nombo, e uma partilha do Dr. Nuno Krus Abecasis, filho do Eng.º Nuno Krus Abecasis, fundador da instituição.
A sessão ocorreu na sede da FCL, localizada no Campo Grande, onde foi revelada uma placa comemorativa em celebração dos 35 anos de dedicação. Além disso, foi apresentada a exposição intitulada "35 anos – 35 momentos da FCL", que retrata os marcos mais significativos da história da fundação ao longo das décadas.