FOCO na Inclusão

PARA QUÊ?

Objetivo global: Promover a educação e a inclusão social das crianças, jovens e famílias, elevando níveis de qualificação escolar com estratégias de inclusão social ativa, numa abordagem integrada- escola, bairro, família e indivíduo - que envolve capacitação de moradores para serem agentes de desenvolvimento local e exploração das tecnologias audiovisuais e artísticas, como base de experimentação social e animação territorial, concorrendo para a valorização das pessoas e disseminação das metodologias.

Objetivo específico:

1 - Aumentar em pelo menos 30% o sucesso escolar de 60 crianças e jovens, em 24 meses, face à baseline.
2 - Aumentar em pelo menos 40% as competências sociais de crianças, jovens e famílias, como meio de valorização pessoal e transformação social em 24 meses, face à baseline.
3 - Capacitar pelo menos 15 pessoas da comunidade para a mentoria e dinamização
comunitária, em 24 meses, face à baseline.

PARA QUEM?

Pelo menos, 60 crianças e jovens:

- residentes nos territórios Bip/Zip 67 ou 20; com:
- insucesso escolar, desmotivação para a escola;
- desempenho social desajustado;
- dificuldades na comunicação e expressão pessoal;
- em risco de absentismo ou abandono escolar.

COMO?

Atividades Principais:

A1. Foco nas crianças - Apoio ao desenvolvimento psicossocial e académico

A2. Foco na família - acompanhamento das famílias p/ desenvolvimento socioeducativo

A3. Foco na comunidade - capacitação de mentores da comunidade

A4. Foco no sucesso - partilha de metodologias e boas práticas da comunidade em filme e guia

O PROJETO EM NÚMEROS

Principais resultados esperados:

60 crianças e jovens com sucesso escolar e competências sociais aumentados
60 cuidadores com competências de apoio socioeducativo aumentadas
15 mentores da comunidade capacitados para o apoio socioeducativo
16 oficinas socioeducativas e artísticas desenvolvidas

ACEDER AO PORTAL DO PROJETO

QUANDO?
Janeiro 2021 a Dezembro 2023

ONDE?
Portugal – Lisboa
Escolas do Agrupamento Pintor Almada Negreiros
Territórios da EDL Zona Norte, Freguesia de Santa Clara, BIP/ZIP Sete Céus (20) e Alta de Lisboa
Centro (67).

COM QUEM?
Parceiros :
Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros;
Junta de Freguesia de Santa Clara
Organizações de apoio social/educativo que intervêm no território

Cofinanciadores:

Programa Operacional Regional de Lisboa, através do Fundo Social Europeu, e pela Rede DLBC – Projetos Inovadores e/ou Experimentais GAL Rede DLBC Norte