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Fundação Cidade de Lisboa

Projeto Tod@s IN arranca em Alvalade com foco na inclusão social e sucesso escolar

No passado dia 14 de novembro, foi oficialmente lançado o projeto Tod@s IN em Alvalade, numa cerimónia de assinatura de protocolos no âmbito do programa BIPZIP, com a presença de Vera Pinto, diretora da Fundação Cidade de Lisboa (FCL). Este projeto inovador tem como objetivo promover a inclusão social e o sucesso escolar de crianças e jovens vulneráveis em contexto pós-pandemia através de estratégias de educação não formal, apoio emocional e envolvimento comunitário. 

Uma parceria estratégica para a inclusão

O projeto é promovido pela Fundação Cidade de Lisboa e conta com a parceria da Par – Respostas Sociais, do Agrupamento de Escolas de Alvalade, do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor, da Junta de Freguesia de Alvalade e do Centro Social Paroquial do Campo Grande. Inserido na dimensão de Ignição 2024 do programa BIPZIP, o Tod@s IN irá focar-se nos alunos do 2.º e 3.º ciclos, com idades entre os 10 e os 15 anos, intervindo nas escolas EB Almirante Gago Coutinho e EB Eugénio dos Santos, localizadas nas áreas BIPZIP Murtas e Bairro São João de Brito / Pote de Água. 

Entre as iniciativas previstas estão: 

  1. Tutorias de acompanhamento individualizado, centradas na gestão emocional e no apoio ao estudo; 
  2. Atividades de grupo para fomentar comportamentos saudáveis e relações sociais positivas;
  3. Facilitação da articulação entre escola, família e comunidade, promovendo uma abordagem integrada ao sucesso escolar;
  4. Formação de uma rede de tutores locais, capacitados para serem agentes de desenvolvimento na comunidade. 

 

Objetivos claros e impacto comunitário 

O Tod@os IN pretende: 

  • Aumentar o sucesso escolar e o desenvolvimento socio-emocional de crianças e jovens; 
  • Promover a igualdade de oportunidades e a integração de grupos vulneráveis, com especial atenção a famílias em situação de fragilidade; 
  • Incentivar o uso de ferramentas de educação não formal e de novas tecnologias para aumentar a motivação dos alunos e melhorar o acesso à educação; 
  • Reforçar competências pessoais, familiares e de agentes educativos para apoiar o estudo e o desenvolvimento pessoal, fortalecendo o papel da educação na transformação social; 
  • Prevenir e mitigar os efeitos da pandemia na saúde mental de crianças e jovens, promovendo o bem-estar emocional. 
  • Incrementar ações que incluem tutorias individuais e atividades de grupo para promover relações saudáveis e estratégias de articulação entre escola, família e comunidade.

 

Próximos passos 

A primeira reunião com os parceiros teve lugar no dia 4 de dezembro, marcando o início da implementação do projeto, cuja intervenção nas escolas está prevista para janeiro de 2025. Será ainda lançada uma open call para voluntariado, apelando ao envolvimento da comunidade na formação de uma rede de tutores locais. 

O Tod@s IN ambiciona transformar a educação num motor de inclusão e desenvolvimento, criando um impacto duradouro nas vidas das crianças, jovens e famílias envolvidas. Mais novidades sobre este projeto em breve.