Observador Consultivo da CPLP
No seguimento da candidatura apresentada pela Fundação Cidade de Lisboa, o Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunido na sua XXVI Reunião Ordinária, em Luanda, no dia 16 de julho de 2021, atribuiu à Fundação Cidade de Lisboa a Categoria de Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Segundo o Professor António Carmona Rodrigues, Presidente da Fundação Cidade de Lisboa, "a Fundação vê assim reconhecido o seu papel nos objetivos prosseguidos pela CPLP, com um sentido de maior responsabilidade e disponibilidade para a cooperação e envolvimento nas iniciativas por esta desenvolvidas.
Este reconhecimento permitirá seguramente um maior envolvimento da Fundação Cidade de Lisboa num efetivo estreitamento de laços de amizade, cooperação e desenvolvimento entre os países de língua oficial portuguesa, ajudando a consolidar os valores democráticos e de liberdade junto desta Comunidade. A Fundação acredita que, apesar da descontinuidade territorial, é possível continuar a encontrar uma unidade na partilha da língua, de valores, de culturas e de objetivos comuns associados às práticas democráticas, à boa governação e ao respeito pelos Direitos Humanos.
A Fundação Cidade de Lisboa está consciente que a partilha de saberes e experiências entre os diferentes atores da CPLP enriquece todas as partes, contribuindo para intervenções com maior impacto no desenvolvimento sustentável das comunidades. Refira-se que a Fundação já tem relações de parceria estabelecidas com alguns dos observadores consultivos, que poderá potenciar com a integração nesta Comunidade, como a Plataforma Portuguesa das ONGD, Fundação Portugal-África, Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Marquês de Valle Flôr."