As atividades em turma do projeto Tod@s IN
promovem melhor gestão emocional e de conflitos
Um dos grandes objetivos do projeto Tod@s IN é prevenir e mitigar os efeitos da pandemia na saúde mental de crianças e jovens, promovendo o bem-estar emocional. Para atingir esse objetivo é fulcral trabalhar com o máximo de crianças e jovens das escolas beneficiárias do projeto, para além das crianças e jovens acompanhados em tutoria.
As atividades em turma do projeto Tod@s IN existem para atingir este objetivo, e envolvem todos os alunos do 6º. 8º e 9º ano, para abordar com exercícios, e de forma divertida, temáticas como a gestão emocional, a saúde mental, a autoestima ou ainda a gestão de conflitos.
3 sessões por turma, dinamizadas pela PAR Respostas Sociais, entre março e maio de 2025
Todas as turmas do 6º, 8º e 9º da Escola Básica Almirante Gago Coutinho terão 3 sessões dedicadas a diferentes temas, tendo sido identificadas como prioritárias pelo Agrupameto de Escolas de Alvalade.
As sessões começaram a 24 de março na EB Almirante Gago Coutinho e são dinamizadas pela equipa técnica da entidade parceira PAR Respostas Sociais, com o apoio da equipa técnica da Fundação Cidade de Lisboa. Após a pausa letiva da Páscoa, as sessões irão continuar na Escola Básica Eugénio dos Santos, atingindo todas as turmas da escola: um total de 33!.
O caminho para a solução
Uma das dinâmicas realizadas no âmbito do trabalho sobre a gestão de conflitos, intitula-se “o caminho para a solução”.
A turma é dividida em pequenos grupos. Apresentam-se três formas comuns de reagir a conflitos: FUGA, ATAQUE e DIÁLOGO, com cartazes colocados em locais visíveis. No chão, traçam-se três caminhos com fita adesiva, cada um a conduzir a um desses cartazes. Dentro de um saco, estão cartões com diferentes situações de conflito. À vez, cada grupo retira um cartão, lê-o em voz alta e, em conjunto, decide qual a melhor forma de reagir: fugir, atacar ou dialogar. Após a escolha do caminho, o grupo é incentivado à reflexão com três perguntas essenciais: Porque escolheram essa opção? Que consequências pode ter essa escolha? E o que poderia acontecer se tivessem optado por outro caminho? Esta dinâmica promove o pensamento crítico e a empatia na resolução de conflitos.
As atividades com as turmas vão continuar até ao final de maio de 2025, com dinâmicas de grupo como estas, para promover a empatia, o espírito de grupo e a saúde mental dos participantes. E se fosse este, replicado em todas as escolas e de forma continuada, o caminho para a solução?