Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Fundação Cidade de Lisboa

 As tutorias do projeto TOD@S IN em Alvalade já
estão acriar um impacto positivo na vida de crianças e jovens 

As atividades do projeto “TOD@S IN em Alvalade – INclusão social através da educação em contexto pós-pandemia” continuam a bom ritmo.  

No dia 11 de fevereiro começaram as primeiras sessões de tutoria individualizada na Escola Básica Eugénio dos Santos, do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor, onde foram acompanhados 27 crianças e jovens do 2º e 3º ciclo. 

Já o dia 10 de março marcou o início das tutorias na Escola Básica Almirante Gago Coutinho, no Agrupamento de Escolas de Alvalade, onde foram sinalizadas 10 crianças e jovens do 2º e 3º ciclo para este apoio individualizado. 

O acompanhamento é realizado por um total de 26 tutores: 16 tutores voluntários da comunidade e 10 professores tutores. 

As primeiras sessões: criar uma relação de confiança entre tutor e tutorando 

Estas primeiras sessões visam sobretudo promover o conhecimento mútuo, o estabelecimento de limites e regras e a definição dos objetivos para a tutoria. Nesta fase a vertente lúdica é muito importante, para que as crianças e jovens se sintam à vontade e se crie o espaço para o desenvolvimento de uma relação de respeito e confiança. 

Para os tutores, é também o momento de ficar a conhecer o perfil e as motivações dos seus tutorandos, e possam assim adaptar as propostas semanais à individualidade de cada criança e jovem. 

Formação, acompanhamento semanal aos tutores e recursos adequados 

Este trabalho no terreno é apoiado pela equipa de gestão do projeto, que reúne semanalmente com os tutores, apoiando na identificação e seleção de recursos pedagógicos adequados às idades e necessidades das crianças e jovens, assim como ao perfil, para desenvolver competências para a vida. Também a formação inicial certificada prepara os tutores para o acompanhamento das crianças e jovens no terreno. 

Os tutores dispõem ainda de vários recursos pedagógicos e fichas de atividade para aplicar no terreno, nomeadamente o guia Tod@s ON. Criado em 2021, em pleno contexto de pandemia, este guia aborda os desafios específicos que surgiram neste período e que se adequam também a este contexto pós-pandemia. 

Próximo passo: as atividades de grupo 

As atividades de grupo funcionam como um complemento às tutorias criando um espaço para desenvolver competências pessoais e sociais de forma dinâmica, lúdica e adaptada às idades e necessidades de cada grupo. Estas atividades serão desenvolvidas pela entidade parceira neste projeto: Par-Respostas Sociais. 

Conheça o projeto Tod@s IN e veja os principais indicadores e impactos esperados.