Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Fundação Cidade de Lisboa

Fundação Cidade de Lisboa reforça a inclusão
social em Alvalade com o projeto Tod@s IN na Comunidade

A Fundação Cidade de Lisboa dá continuidade à sua missão de promover a inclusão social na freguesia de Alvalade com o arranque do projeto “Tod@s IN na Comunidade”, financiado pelo Programa BIP/ZIP Lisboa 2025-2028. A iniciativa, que decorre entre 11 de setembro de 2025 e 11 de setembro de 2028, representa a nova etapa de um percurso iniciado em 2020 com o projetoTod@s ON – apoio socioeducativo em contexto de crise” e em 2024 com o projeto Tod@s IN em Alvalade”, centrado na capacitação educativa e social de crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade num contexto pós-pandemia. 

O novo projeto amplia o alcance da intervenção e reforça a presença da Fundação no território, introduzindo uma quarta atividade dedicada à intervenção comunitária no Bairro das Murtas. A aposta na proximidade e na construção de redes colaborativas mantém-se como elemento central da estratégia, valorizando a educação, a formação e a participação cidadã como motores da mudança social. 

Parceria reforçada e nova dinâmica local 

O “Tod@s IN na Comunidade” resulta da continuidade da parceria consolidada entre a Fundação Cidade de Lisboa, a Junta de Freguesia de Alvalade, os Agrupamentos de Escolas de Alvalade e Rainha Dona Leonor, o Centro Social e Paroquial do Campo Grande e a Par – Respostas Sociais. 

A partir de outubro, junta-se um novo parceiro institucional: a Gebalis, entidade que desempenhará um papel fundamental no mapeamento e envolvimento das famílias e residentes do Bairro das Murtas. 

A primeira reunião de parceria teve lugar no dia 2 de outubro de 2025, marcando o arranque do processo de diagnóstico e mapeamento participativo do bairro, etapa essencial para identificar necessidades, recursos locais e oportunidades de ação conjunta. 

 

Educação, famílias e comunidade no centro da intervenção 

O projeto visa promover a inclusão social e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e académicas entre crianças e jovens, bem como capacitar famílias e agentes comunitários. 

Entre as metas definidas destacam-se: 

  • Formação e acompanhamento de 45 tutores voluntários e 30 professores; 
  • Realização de 2.500 horas de tutorias e 200 atividades de grupo para mais de 1.000 crianças e jovens; 
  • Envolvimento de 80 famílias em sessões de acompanhamento e capacitação; 
  • Criação de 30 atividades artístico-culturais e participativas abertas à comunidade do Bairro das Murtas. 

“Este projeto simboliza a continuidade de um trabalho coletivo que acredita na força da comunidade e na importância da educação como base para a transformação social”, sublinha a equipa de coordenação do projeto. 

Esta nova etapa do projeto reforça assim o compromisso da Fundação Cidade de Lisboa com o desenvolvimento sustentável do território de Alvalade, através de ações concretas que promovem a educação, a cidadania e a integração comunitária. Acreditamos que é no trabalho em rede e na proximidade com as pessoas que se constroem respostas duradouras e eficazes.