Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Fundação Cidade de Lisboa

Projeto “FOCO na Inclusão” criou Guia de Boas Práticas para a Dinamização Comunitária em Contextos Vulneráveis 

No âmbito do projeto “FOCO na Inclusão”, promovido pela Fundação Cidade de Lisboa entre 2021 e 2023, foi criado um Guia de Boas Práticas para o Desenvolvimento Socioeducativo e Dinamização Comunitária em Contextos Vulneráveis. Partilha práticas baseadas em estratégias de inclusão social ativa realizadas por diversos atores do território, numa abordagem integrada que envolve a escola, o bairro, a família e o indivíduo. 

Cofinanciado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa, através do Fundo Social Europeu, e pela Rede DLBC – Projetos Inovadores e/ou Experimentais, o FOCO na Inclusão teve como objetivo principal oferecer apoio socioeducativo individualizado, oficinas artísticas e capacitação de mentores da comunidade. Culminou na produção deste Guia, que compila as metodologias utilizadas no projeto, assim como as práticas de diferentes organizações que têm como denominador comum uma abordagem local participativa que estimula o sentimento de pertença, promovendo ambientes educativos positivos e saudáveis. 

Este Guia visa valorizar o trabalho desenvolvido no território de Santa Clara pelas comunidades educativas, associações e outras organizações locais, e servir de inspiração para novas formas de atuação suportadas em redes de trabalho e apoio, recursos e práticas já experimentadas no terreno.  

Mas o que são Boas Práticas? No contexto deste Guia, uma boa prática resulta de uma ideia, preferencialmente inovadora, que se apresenta como solução para um determinado problema. São práticas adequadas e úteis para as famílias, alunos, professores, escola e comunidade – acessíveis, apropriáveis e sustentáveis ao longo do tempo.  

O Guia pode ser consultado e descarregado no site FOCO na Inclusão da Fundação Cidade de Lisboa e identifica e sistematiza 15 Boas Práticas partilhadas por atores sociais e agentes educativos que intervêm na Freguesia de Santa Clara, com especial envolvimento do Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros, da Junta de Freguesia de Santa Clara, da Associação Jovens em Evolução, da Associação de Moradores do Per11, da Associação CLIP Recursos e Desenvolvimento, da Raízes - Associação de Apoio à Criança e ao Jovem e da Quinta Alegre - um teatro em cada bairro.   

O projeto "Foco na Inclusão" continua assim o seu trabalho, procurando construir um futuro mais igualitário e justo para todos.