PARA QUÊ?
Objetivo global:Realizar um estudo para refletir sobre o sistema educativo português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque em três dimensões interdependentes: diversidade linguística e cultural, ensino de português e os impactos da pandemia.
Objetivos específicos:
i) Aumentar o conhecimento sobre a integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo no sistema educativo português, identificar as suas fragilidades, potencialidades e apresentar recomendações; ii) Caracterizar e analisar boas práticas existentes no sistema educativo português no que concerne à integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo; iii) analisar os impactos da pandemia nos percursos escolares de crianças e jovens imigrantes; iv) compreender as respostas das famílias aos desafios decorrentes do contexto de pandemia sobre os percursos de aprendizagem dos seus educandos; v) refletir sobre as respostas das escolas aos alunos e famílias imigrantes em contexto de pandemia; vi) Melhorar a política pública de integração de de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, através da disseminação do Estudo junto de decisores políticos, de atores-chave do sistema de ensino português e da comunidade no geral.
PARA QUEM?
Beneficiários diretos: Crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo.
COMO?
Atividades Principais:
- Realizar um estudo para refletir sobre o sistema educativo português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque em três dimensões interdependentes: diversidade linguística e cultural, ensino de português e os impactos da pandemia.
- Identificar e analisar criticamente boas práticas nacionais e/ou internacionais na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque na diversidade linguística e cultural e ensino de português, através da triangulação de dados recolhidos por meio de quatro instrumentos/estratégias de investigação: análise documental, inquéritos por questionário, entrevistas semi-estruturadas, focus grupo e observação direta de práticas de sala de aula.
- Comunicação e disseminação do Estudo.
O PROJETO EM NÚMEROS
Principais resultados esperados:
Nº de NPT (Pessoas inquiridas no âmbito do estudo, em função do grupo-alvo previsto para o fundo)- 300 | Nº NPT participam em inquéritos-jovens (18-30)- 100 | Nº NPT participam em inquéritos-alunos (4º ano- 12ºano)-200
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QUANDO? setembro de 2021 a março de 2023
ONDE? Portugal | Lisboa
COM QUEM?
Instituições Parceiras:
Instituições parceiras
Renovar a Mouraria
Fundação Cidade de Lisboa
Universidade de Lisboa: Instituto de Educação (IE) e Instituto de Geografia e
Ordenação do Território (IGOT)
Instituições Parceiras:
Investigadores: Otília Sousa (IE), Maria João Mogarro (IE), Maria João Hortas (IGOT),
Ana Sofia Pinho (IE), Lucinda Fonseca (IGOT), Cláudia Faria (IE)
Renata Oliveira (Estudante de pós-doutoramento)
Daniela Semião, Filipe Pinto, Gonçalo Henriques (estudantes de doutoramento)
Andréa Silva, Fabiana Arruda (bolseiras, estudantes de doutoramento)
Verónica Coelho (bolseira)
Colaboração: Agrupamentos de Escolas (4): 3 Concelho de Lisboa e 1 Concelho de Odivelas
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