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Fundação Cidade de Lisboa

 


 

 

EDUCAÇÃO PELA INTEGRAÇÃO

o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo

 

PARA QUÊ?

Objetivo global:Realizar um estudo para refletir sobre  o sistema educativo português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque em três dimensões interdependentes: diversidade linguística e cultural, ensino de português e os impactos da pandemia. 

Objetivos específicos:

i) Aumentar o conhecimento sobre a integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo no sistema educativo português, identificar as suas fragilidades, potencialidades e apresentar recomendações; ii) Caracterizar e analisar boas práticas existentes no sistema educativo português no que concerne à integração  de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo; iii) analisar os impactos da pandemia nos percursos escolares de crianças e jovens imigrantes; iv) compreender as respostas das famílias aos desafios decorrentes do  contexto de pandemia sobre os percursos de aprendizagem dos seus educandos; v) refletir sobre as respostas das escolas aos alunos e famílias imigrantes em contexto de pandemia; vi) Melhorar a política pública de integração de de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, através da disseminação do Estudo junto de decisores políticos, de atores-chave do sistema de ensino português e da comunidade no geral. 

PARA QUEM?

Beneficiários diretos: Crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo. 

COMO?

Atividades Principais:

  • Realizar um estudo para refletir sobre o sistema educativo português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque em três dimensões interdependentes: diversidade linguística e cultural, ensino de português e os impactos da pandemia. 
  • Identificar e analisar criticamente boas práticas nacionais e/ou internacionais na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque na diversidade linguística e cultural e ensino de português,  através da triangulação de dados recolhidos por meio de quatro instrumentos/estratégias de investigação: análise documental, inquéritos por questionário, entrevistas semi-estruturadas, focus grupo  e observação direta de práticas de sala de aula. 
  • Comunicação e disseminação do Estudo. 

O PROJETO EM NÚMEROS

Principais resultados esperados: 

Nº de NPT (Pessoas inquiridas no âmbito do estudo, em função do grupo-alvo previsto para o fundo)- 300  | Nº NPT participam em inquéritos-jovens (18-30)- 100  | Nº NPT participam em inquéritos-alunos (4º ano- 12ºano)-200 

QUANDO? 
setembro de 2021 a março de 2023 

ONDE?
Portugal | Lisboa

COM QUEM?

Instituições Parceiras:

Instituições parceiras 

Renovar a Mouraria 

Fundação Cidade de Lisboa 

Universidade de Lisboa: Instituto de Educação (IE) e Instituto de Geografia e 

Ordenação do Território (IGOT)

Instituições Parceiras:

Investigadores: Otília Sousa (IE), Maria João Mogarro (IE), Maria João Hortas (IGOT), 

Ana Sofia Pinho (IE), Lucinda Fonseca (IGOT), Cláudia Faria (IE) 

Renata Oliveira (Estudante de pós-doutoramento) 

Daniela Semião, Filipe Pinto, Gonçalo Henriques (estudantes de doutoramento) 

Andréa Silva, Fabiana Arruda (bolseiras, estudantes de doutoramento)

Verónica Coelho (bolseira) 

Colaboração: Agrupamentos de Escolas (4): 3 Concelho de Lisboa e 1 Concelho de Odivelas