IV Seminário “Inclusão e Diversidade – conhecer, compreender e agir” promove debate e partilha de boas práticas
No passado dia 10 de julho, no âmbito da Rede Social de Lisboa, a Comissão Social de Freguesia de Santa Clara realizou o IV Seminário do Grupo de Trabalho da Escolaridade, intitulado “Inclusão e Diversidade – conhecer, compreender e agir”. O evento decorreu das 9h às 17h no Auditório da UGT, disponibilizado gentilmente para a ocasião.
A FCL participou na organização do seminário, destinado a técnicos, professores, educadores e outros profissionais envolvidos na comunidade educativa, que contou com 204 inscrições, incluindo 60 professores, 40 educadores e 40 auxiliares e assistentes operacionais, para além de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais.
Durante o dia, foram apresentados quatro painéis temáticos que promoveram a reflexão e o debate sobre inclusão e diversidade:
O 1º Painel – Necessidades Específicas – foi moderado pela Dra. Eugénia Leitão da SCML UDIP Alta de Lisboa e contou com a participação da Equipa Local de Intervenção Precoce Lisboa Norte, Associação Angel’s Triumph e Casa Pia de Lisboa – CED António Aurélio da Costa Ferreira.
O 2º Painel – Jovens NEET – foi moderado pelo Dr. Pedro Capela da Escola Técnica Psicossocial de Lisboa (ETPL) e contou com intervenções da E2O - Escola de Segunda Oportunidade de Santa Clara, E2O - Escola de Segunda Oportunidade de Valongo e Junior Achievement Portugal (JAP).
O 3º Painel – Migrações e Interculturalidade – foi moderado pela Dra. Marta Boa-Alma da Associação Raízes e incluiu apresentações dos projetos Passage, Language Buddy e Voices of Migration da Casa do Professor, bem como da Academia CV.pt - Fundação Cidade de Lisboa e Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres.
O 4º Painel – Identidade e Género – foi moderado pelo Dr. Nuno Ventura do Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar e teve a participação da AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
O evento registou a presença de 169 participantes, 142 dos quais participaram na dinâmica de avaliação final. Destes, 94% avaliaram positivamente o seminário.
O seminário culminou com um momento musical protagonizado pela Turma do 4º ano A da EB1 Eurico Gonçalves, que apresentou três músicas sobre inclusão e diversidade, compostas e interpretadas pelos alunos e pela professora Lina Mendes.
Este seminário foi uma oportunidade significativa para partilhar experiências, discutir boas práticas e encontrar soluções para as problemáticas da comunidade escolar, reforçando o compromisso com a inclusão e a justiça social.