PARA QUÊ?
Objetivo geral: promover a literacia democrática e a participação cívica dos jovens com recurso às tecnologias digitais e às metodologias de gamificação.
Objetivos específicos: 1) Aumentar em, pelo menos, 25% a taxa de conhecimento, envolvimento e mobilização para atividades comunitárias, de 1000 jovens do 3º ciclo, em 6 meses, face à baseline; 2) Criar um jogo digital sobre Desenvolvimento Sustentável, Interculturalidade e Direitos Humanos, em articulação com 1000 jovens e pelo menos 35 professores.
PARA QUEM?
Beneficiários diretos: Alunos do 3º ciclo do ensino básico e respetivos professores.
COMO?
Atividades principais:
1. Desenvolver o jogo digital - criar e adaptar cenários e desafios nas áreas do Desenvolvimento Sustentável, da Interculturalidade e dos Direitos Humanos
2. Testar e implementar o jogo em contexto escolar - testar o jogo turmas do 3º ciclo do ensino básico, envolvendo os professores
3. Comunicar e disseminar – criar materiais de promoção e divulgação do jogo e das atividades do projeto
O PROJETO EM NÚMEROS
Principais resultados esperados:
1 jogo digital para promover a literacia democrática e a participação cívica dos jovens criado | 1000 jovens com conhecimento, consciência cívica e participação em questões locais e globais reforçado | 35 professores envolvidos na testagem do jogo digital e criação do manual | 1000 escolas ao nível nacional integradas na disseminação do jogo
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QUANDO? Data de início: 1 de Junho 2024
Data de término: 31 de maio 2025
ONDE? Portugal – Lisboa Escolas dos Agrupamentos de Escolas Patrício Prazeres, Alto do Lumiar, Alvalade.
COM QUEM? Parceiros: Associação Renovar a Mouraria Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres
Cofinanciadores: Programa Gulbenkian Democracia e Sociedade Civil Fundação Calouste Gulbenkian
ORÇAMENTO: Orçamento Global: 29 957,00 €
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