PARA QUÊ?
Objetivo geral: contribuir para a integração multinível dos NPT na sociedade de acolhimento, assente numa cidadania ativa e no exercício dos seus direitos e deveres. Objetivos específicos: 1) Apoiar, de forma individualizada, os NPT para a resolução das suas dificuldades e desafios no âmbito da integração social, cívica, económica e legal em Portugal; 2) Empoderar os NPT no processo de inclusão social, económica e profissional; 3) Sensibilizar a comunidade para os valores da equidade, justiça social, diálogo e compreensão intercultural; 4) Promover formação contínua aos técnicos CLAIM.
PARA QUEM?
Beneficiários diretos: migrantes, nacionais de países terceiros.
COMO?
Atividades Principais:
1.Passaporte para a INTEGRAÇÃO – atendimentos individualizados a NPT, informação e apoios a NPT, e encaminhamentos orientados e acompanhados para serviços ou entidades de suporte; divulgação ativa dos serviços do CLAIM;
2.Passaporte para a CAPACITAÇÃO – sessões de mentoria e capacitação individuais ou em pequenos grupos e criação de recursos de apoio à inclusão social, económica, legal e de participação cidadã; contempla-se ainda a capacitação dos técnicos do CLAIM no decorrer da operação para uma resposta adaptada e adequada às necessidades emergentes e às diretrizes e instrumentos legais.
3.Passaporte para a INTERCULTURALIDADE – ações de sensibilização para a comunidade, ações de partilha no âmbito da rede CLAIM e disseminação dos resultados e recursos do projeto.
O PROJETO EM NÚMEROS
Principais resultados esperados:
1224 NPT recebem apoio da operação
3600 atendimentos realizados a NPT e registados na plataforma RNAIM
72 NPT recebem mentoria
18 guias orientadores criados e divulgados
48 horas de formação recebida pelos técnicos CLAIM
6 Ações de sensibilização para a comunidade realizadas
3 Encontros da Rede CLAIM organizados e desenvolvidos
36 Publicações de recursos e informações realizadas
GUIAS PCIV (PORTUGUÊS)
PCIV GUIDES (ENGLISH)
|
QUANDO? 01-01-2024 a 31-12-2026 (36 meses)
ONDE? Portugal | Lisboa
COM QUEM?
Parceiros informais:
Associações de migrantes e Organizações da Sociedade Civil; Autarquias locais.
Cofinanciadores:
FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, com o apoio da AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo.
|