CICLO DE CONFERÊNCIAS
POENTES OLISIPONENSES
LISBOA VISTA ÓCULOS DOS VIANDANTES
Tendo por base a pluralidade de autores que, nas suas distintas formas de escrever, recorrem a uma Lisboa mítica ou real, súmula de diferentes cambiantes cromáticas, mesmo que oriundos de geografias hoje perdidas ou ainda por mapear, afigurou-se interessante e pleno de atualidade inaugurar este novo ciclo de conferências.
A OUTRA ÍTACA
ALBERTO MANGUEL
“A outra Ítaca” é o mote para o escritor, ensaísta, editor e tradutor, Dr. Alberto Manguel dissertar sobre a forma como outros escritores avaliaram, ao longo dos séculos, a capital portuguesa e a forma portuguesa de ser.
"Olissipona após o declínio da civilização romana a partir do século II d.C. Séculos mais tarde, uma inscrição achada no Monte da Lua, em Sintra, afirmava que a Sibila profetizou a expansão dos portugueses na Índia. No início de 1504, Américo Vespúcio deixou vinte e quatro marinheiros portugueses num forte em Cabo Frio, no Brasil; um deles, segundo Thomas More, era Raphael Hytholoday, cujo nome significa "Provedor de Tolices" e que será o primeiro a contar a história de uma terra chamada Utopia. Um erro gramatical, uma profecia, uma sociedade ideal são algumas das máscaras que a cidade de Lisboa usa até aos dias de hoje."
Alberto Manguel
Poentes Olisiponenses - Lisboa vista pelo óculo de viandantes
1a CONFERÊNCIA | 25-10-2023 | 18h | Fundação Cidade de Lisboa
A outra Ítaca, Alberto Manguel
Vídeo do Evento
Publicação

Fotos do Evento