CURSO DE PORTUGUÊS – LÍNGUA E CULTURA EM GOA
(1997/2015)
Este projecto foi desenvolvido durante 18 anos consecutivos, (desde 1997 a 2015) visando a divulgação da língua e da cultura portuguesas na Índia, através de Goa, e o estreitamento de laços de amizade entre os dois povos.
Em 1995, a Fundação Cidade de Lisboa organizou um Festival Gastronómico Português, precedido de um curso de culinária, ministrado por dois chefes cozinheiros portugueses, tendo o referido curso sido frequentado por donas de casa da sociedade goesa, tendo os dois eventos tido uma excelente aceitação na sociedade daquele estado da Índia, divulgado através da imprensa de Goa e também na de Nova Deli e Bombaim.
Ainda no decorrer desta organização foi publicado um livro contendo mensagens do Cônsul Geral de Portugal em Goa, do Ministro Chefe de Goa, do Presidente da F.C.L. e do seu Delegado local, do Secretário Geral da Indo-Portuguese Friendship Society e do Director do Turismo do Governo Local. Para além destas mensagens, a publicação continha ainda cerca de cem receitas de culinária portuguesa, muitas das quais foram objecto prático do curso ministrado às donas de casa.
A F.C.L. teve como parceiro local a Indo-Portuguese Friendship Society, e como co-financiadores o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento/Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Fundação PT.
Os cursos de português, com três níveis de complexidade (A1, A2 e B1), foram ministrados por professores deslocados para o efeito, com a duração de cinco meses e decorreram nas cidades de Margão, Panjim, Calangute, Mapussá e Vasco da Gama.
Complementar a estes cursos, e como forma de conhecimento mais preciso da história e da cultura portuguesas, consideradas fundamentais, eram seleccionados os melhores alunos de cada curso, sendo-lhes oferecida uma estada em Portugal, por um período de 17 dias, cumprindo um programa cultural abrangendo diversas regiões do Pais.
Estas viagens de divulgação e encontro com a realidade portuguesa tiveram um enorme impacto em Goa, onde é crescente o número de pessoas que manifestam o seu interesse em conhecer Portugal, a sua história, a sua língua, a sua economia e a sua modernidade.
Vinham todos os anos a Portugal os melhores alunos de cada cidade frequentar os cursos intensivos de português na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa pelo período de 3 meses/ano/aluno.