Cidadania em Jogo: TU decides!: jogo digital já
chegou a todo o país e está pronto para entrar em ação nas escolas
Após meses de desenvolvimento, testes em contexto real e escuta ativa dos utilizadores, o jogo digital Cidadania em Jogo: TU decides!, está oficialmente pronto a ser jogado de Norte a Sul do país (e as inscrições já chegaram também dos arquipélagos, e até de uma escola de Angola e de outra do Brasil!).
É o início de uma nova etapa, em que centenas de professores e milhares de alunos poderão explorar, debater e decidir — em conjunto — sobre os temas da cidadania global e da participação democrática.
Um ano de criação, testes e escuta ativa
Durante os 12 meses de projeto, foi criado um jogo de raiz, em parceria com a Rato-ADCC. O jogo foi testado e afinado em sala de aula com 20 turmas do 6.º ao 9.º ano. O jogo foi ainda implementado em contextos educativos diversificados (grupos de jovens de projetos comunitários, apoio ao estudo, tutorias, etc), sempre com o objetivo de garantir que a experiência se adapta à realidade das escolas e dos jovens. No total, cerca de 600 alunos estiveram envolvidos nesta fase inicial. E mais de 60 professores já se inscreveram no jogo.
![]() |
Um jogo co-construído com professores, alunos e especialistasO jogo contou com uma revisão crítica especializada, da Associação Renovar a Mouraria, parceira oficial do projeto. Mas não só: contou também com o olhar atento de organizações amigas que asseguraram uma análise crítica. A Fundação Gonçalo da Silveira, contribuiu para a consolidação dos conteúdos ligados aos direitos humanos; a AIDGlobal, com foco na interculturalidade; e a FEC, que ajudou a reforçar os temas do desenvolvimento sustentável. Os contributos de todos os parceiros, professores e alunos estão a ser integrados para garantir uma melhoria contínua ao serviço de uma educação transformadora. Destacamos a colaboração inestimável dos alunos e professores do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, especialmente aos 7º e 9º anos, que testaram o jogo na fase mais inicial e desafiante; mas também aos alunos e professores do AE Rainha Dona Leonor e do AE de Alvalade, que apoiaram a consolidação da fase de testes. |
Professores de todo o país já estão a jogar
O jogo foi divulgado a nível nacional a mais de 1000 escolas e o interesse tem superado todas as expectativas. As equipas inscritas já ultrapassaram a centena e, todos os dias, novos professores pedem credenciais de acesso para experimentar o jogo com as suas turmas. A adesão crescente comprova a vontade das escolas em trabalhar os temas da cidadania de forma inovadora, participativa e envolvente.
Das ideias ao impacto: ações na comunidade em destaque
Foi também criada uma área dedicada no site do projeto Escola para a Cidadania, onde serão partilhadas as ações desenvolvidas pelos alunos com base nas propostas criadas durante o jogo. Todos os anos, as iniciativas mais impactantes serão destacadas, reconhecendo o empenho e a criatividade dos jovens em transformar o mundo que os rodeia.
Tudo isto só foi possível com o apoio da equipa do Programa Democracia e Sociedade Civil da Fundação Calouste Gulbenkian.
O jogo já começou. E agora, TU decides!






