Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Fundação Cidade de Lisboa

Projeto FOCO na Inclusão lança vídeo que retrata processos de transformação social

No âmbito do projeto FOCO na Inclusão, uma iniciativa promovida pela Fundação Cidade de Lisboa, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros e a Junta de Freguesia de Santa Clara, foi lançado um vídeo documentário que ilustra os resultados e os esforços conjuntos para promover a educação e a inclusão social de crianças, jovens e famílias. 

Cofinanciado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa, através do Fundo Social Europeu, e pela Rede DLBC – Projetos Inovadores e/ou Experimentais, o FOCO na Inclusão tem como objetivo principal oferecer apoio socioeducativo individualizado, oficinas artísticas e capacitação de mentores da comunidade, e culminou na produção de um documentário que compilou as metodologias e os resultados alcançados. 

De oficinas formativas até eventos comunitários, o projeto abrangeu uma variedade de atividades dando primazia à exploração das tecnologias audiovisuais e das expressões artísticas, como base de experimentação social e animação territorial, concorrendo para a valorização das pessoas e disseminação das metodologias com o intuito de quebrar os ciclos de pobreza e exclusão social, procurando sempre elevar a qualificação escolar da população e fortalecer o tecido social local. 

Um aspeto notável do projeto foi a participação ativa da Associação de Moradores do PER11 como consultora audiovisual, permitindo o envolvimento direto de jovens e adultos residentes na criação do vídeo documentário, que conta com as imagens dos participantes produzidas nas oficinas de realização e captação de imagem. 

A produção do vídeo ficou a cargo da Apordoc, que acompanhou e desenvolveu oficinas formativas e encontros para filmagens e fez a edição final do material. O vídeo está disponível no site do FOCO na Inclusão da Fundação Cidade de Lisboa e no YouTube, e foi divulgado entre os parceiros do projeto e nas redes sociais. 

Para além de representar um registo das atividades realizadas, este vídeo documentário também se revela como uma poderosa ferramenta de transformação social, destacando práticas inclusivas e inspirando mudanças positivas na comunidade. O "Foco na Inclusão" continua o seu trabalho, procurando construir um futuro mais igualitário e justo para todos.