Dia Nacional das Bibliotecas Escolares

O Dia Nacional das Bibliotecas Escolares foi comemorado a 23 de outubro. Na Escola Básica 2 3 Luís de Camões, ao Areeiro, a vereadora do pelouro da Educação, Catarina Albergaria, participou numa sessão para celebrar esta data evocativa da importância do livro e da leitura nas escolas básicas, muito concorrida por professores e educadores.

"A biblioteca escolar é, a par do ginásio e do refeitório, um dos três sítios essenciais da escola", considerou a autarca. Sendo "um espaço de paz e conhecimento", a biblioteca escolar deve "ser um lugar com vida e de partilha da informação para despertar o livro na criança", referiu Catarina Albergaria, recordando o facto de a autarquia ter investido na renovação destas bibliotecas - 132, das quais 92 já integram a rede de bibliotecas escolares.

Depois de alunos da escola terem dito dois poemas, a diretora da escola, Rosa Ralo, apresentou o livro "Lisboa - Do Castelo a Alfama", o segundo dedicado a Lisboa a integrar a Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal, por Ana Carvalho e Júlio Ramos. No final, houve ainda tempo para escutar o ilustrador André Letria, diretor de arte da coleção de livros Pela Cidade Fora, falar sobre como "Ilustrar pela Cidade Fora".