Capacitar e Valorizar os Professores para uma mudança sustentada: trabalhar com um professor permite apoiar 25 crianças a cada ano letivo, imaginem se trabalharmos com mais de 30 professores…

A Fundação Cidade de Lisboa promoveu no ano letivo de 2018/2019 o projeto Capacitar para Educar – promoção do sucesso escolar em contextos vulneráveis, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Clara, o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, o Centro de Desenvolvimento Comunitário da Ameixoeira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Centro de Formação Professor João Soares.

O projeto foi cofinanciado pelo Programa Bip-Zip Parcerias Locais 2018, gerido pela Câmara Municipal de Lisboa, com o objetivo de capacitar a comunidade educativa do território das Galinheiras para uma intervenção potenciadora do sucesso escolar e do desenvolvimento socioeducativo de crianças em situação de vulnerabilidade - contribuindo para quebrar ciclos de exclusão e pobreza que caracterizam o bairro.

Para tal foi criado um curso de formação acreditado para professores - que contou com duas turmas, num total de 35 participantes, e 40 horas de formação em sala - que permitiu trabalhar questões relacionadas com a Motivação, Gestão de Sala de Aula, Recursos Pedagógicos e Envolvimento Parental. Os professores e educadores avaliaram muito positivamente o curso e referiram que o mesmo contribui para a sua prática docente, potenciando impactos do projeto em mais de 700 crianças do território, a cada ano letivo.

Foi ainda desenvolvido um Guia de Boas Práticas que integra exemplos de práticas pedagógicas que os professores do território já mobilizam com bons resultados. Cada prática foi sistematizada de forma a permitir a replicação e adaptação por outros educadores aos seus grupos de crianças e jovens, potenciando a promoção do sucesso escolar em contextos vulneráveis, para lá da ação direta do projeto. O Guia de Boas Práticas e o Curso foram divulgados no II Seminário do Grupo de Trabalho da Escolaridade da CSF de Santa Clara e serão disseminados por todas as escolas da Freguesia em setembro, aquando do acolhimento aos novos docentes, potenciando a continuidade da intervenção iniciada, e garantindo a sustentabilidade dos produtos criados em prol de uma comunidade mais empoderada e envolvida numa mudança que contrarie os ciclos de pobreza e exclusão.

Descarregar Guia Capacitar para Educar