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Fundação Cidade de Lisboa

FORMAÇÃO ACREDITADA PARA PROFESSORES

“Cidadania e Interculturalidade - pelos direitos de tod@s”

25 horas | Acreditação CCPFC/ACC-107639/20


  

Destinatários: Professores do Pré-Escolar ao Secundário
Data de Início: A definir
Horários: A definir
Modalidade: Curso
Duração: 25h
Acreditação: CCPFC/ACC-107639/20
Regime: Online e/ou Presencial em Lisboa
Formadores: Marisol Carmelino, Vânia Cunha e Equipa Fundação Cidade de Lisboa
Propina: 90€
Certificado: Por email e em papel (Incluído na propina).

Formação acreditada construída no âmbito do projeto Escola para a Cidadania 2019-2021, cofinanciado pelo EEA Grants Portugal, e em parceria com o Centro de Formação Professor João Soares. 

 

A formação acreditada para professores “Cidadania e Interculturalidade - pelos direitos de Tod@s” visa dotar os professores de metodologias, conhecimentos e materiais didáticos que apoiem a docência da disciplina de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento.

A formação abordará assim 5 dos domínios obrigatórios do 1º grupo da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Interculturalidade e Ambiente.

As sessões serão compostas de vários exercícios práticos e desafios que fomentam a aprendizagem entre pares, assim como a apresentação do referencial teórico e de vários recursos pedagógicos para a prática docente.

As turmas serão abertas em função das solicitações de contacto recebidas através desta página, e tendo em conta as preferências de horário e modalidade dos participantes.

 

 

 

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Objetivos

Dotar os professores de conhecimentos, metodologias e materiais didáticos que apoiem a prática docente na sensibilização e mobilização dos alunos para a:

  • defesa e promoção de uma cultura universal dos Direitos Humanos;
  • assunção de atitudes e valores conducentes à redução das desigualdades locais e globais, alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU;
  • promoção da educação para a saúde, com vista à adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis;
  • responsabilização pela defesa do ambiente, para a proteção da vida em todas as suas formas;
  • promoção do diálogo intercultural, valorizando a diversidade e o respeito por todos os seres humanos.
 

 PROGRAMA

 

Módulo 1 - Direitos Humanos - 5h

  • Enquadramento aos Direitos Humanos
  • Estratégias, atividades e recursos promotores de conhecimentos, atitudes e valores alinhados com os Direitos Humanos
  • Mobilização para comportamentos de inclusão, justiça, liberdade, democracia e solidariedade
 

 Módulo 2 - Desenvolvimento Sustentável - 5h

  • Conceito e objetivos do Desenvolvimento Sustentável
  • Estratégias e atividades promotoras de conhecimentos, capacidades, valores e atitudes alinhadas com DS -
  • Organizações de referência e recursos promotores da compreensão e mobilização para o DS

 

 

 Módulo 3 - Saúde - 5h

  • Enquadramento e conceitos-chave
  • Recursos e estratégias promotores da saúde mental (violência, afetos e sexualidade), educação alimentar, atividade física e proteção de comportamentos aditivos
  • Mobilização para comportamentos saudáveis (física e mentalmente)
 

 Módulo 4 - Ambiente - 5h

  • Enquadramento e conceitos-chave
  • Estratégias e recursos para promover o conhecimento e a consciência das problemáticas ambientais
  • Mobilização para a mudança de valores, atitudes e comportamentos face ao ambiente

 

 Módulo 5 - Interculturalidade - 5h

  • Enquadramento e conceitos-chave
  • Estratégias e recursos para promover a compreensão das causas e formas de discriminação, racismo e xenofobia
  • Mobilização para a promoção do diálogo intercultural, integração e inclusão de migrantes.
 

 

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 FORMADORES

 

 

Marisol Carmelino

Licenciada em Ciências Sociais, variante de Psicologia Social, frequenta o mestrado em Relações Interculturais, com especialização em Igualdade de Género, Direitos Humanos, entre outros. Integra a Bolsa de Formadores/as da DGE e de CFAES, tendo ministrado várias Oficinas e Cursos de Formação no âmbito da ENEC, dirigida a docentes. Integra igualmente a Bolsa de Formadores/as do Programa SOMOS (CML) e é membro da Eurogender. No âmbito do Programa ERASMUS+, integra igualmente equipas europeias multidisciplinares, cujos projetos estão direcionados para a educação da cidadania global, absentismo e abandono escolar, entre outros.

 

 

Vânia Cunha

Formadora acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), no domínio da Psicologia. Formada em psicologia realizou estágio académico em contexto comunitário com população imigrante e afrodescendente, tendo desde logo iniciado um percurso profissional vincado pela necessidade de adequação da formação académica à realidade intercultural do território onde começou a exercer. Apresenta mais de 10 anos de experiência em contextos multiculturais e de risco, tendo adquirido uma aprendizagem diversificada em territórios diferenciados que permitiu a aquisição de olhar crítico sobre o sistema e a capacidade de o pensar, complementada e sustentada pela formação especializada na área.

 

 

Rute Machado

Mestre em Ciências da Educação e licenciada em Psicologia Educacional, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Formadora certificada e acreditada para a formação de professores. Experiência desde 2005 na intervenção comunitária, especialmente em contexto escolar, no âmbito da criação, implementação e avaliação de programas educativos para o desenvolvimento pessoal, social, académico e da consciência cidadã nas crianças e jovens; e formação a professores e técnicos sociais no âmbito da promoção do sucesso escolar, e da educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável. Acredita na mudança positiva, pelo respeito e pela igualdade de tod@s.

 

SOBRE A FORMAÇÃO ACREDITADA PARA PROFESSORES CIDADANIA E INTERCULTURALIDADE

 

Desenvolvida no âmbito do projeto Escola para a Cidadania, a formação acreditada para professores Cidadania e Desenvolvimento contou já com 4 edições realizadas com sucesso, e uma avaliação muito positiva dos participantes.

Na área de notícias do portal Escola para a Cidadania irá encontrar mais informação sobre as sessões já realizadas: neste artigo pode saber mais sobre as sessões das turmas 1, 2 e 3, e aqui, da turma 4.

 

 

 

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OUTRAS INFORMAÇÕES DA FORMAÇÃO CIDADANIA E INTERCULTURALIDADE

 

 

De acordo com o regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, o regime de avaliação
do presente curso prevê:
1 - para que haja avaliação o formando tem que ter 2/3 de assiduidade;
2 - serão partilhados com os formandos no início da ação os critérios e instrumentos de avaliação;
3 – componente de avaliação formativa (i) Exercícios individuais e de grupo; (ii) Avaliação de comportamento; (iii)
Teste/trabalho escrito de avaliação;
4 - componente de avaliação sumativa - através de um trabalho ou teste escrito;
5 - os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10, conforme Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio:
Excelente — de 9 a 10 valores;
Muito Bom — de 8 a 8,9 valores;
Bom — de 6,5 a 7,9 valores;
Regular — de 5 a 6,4 valores;
Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.
6 - será ainda aplicada uma avaliação de satisfação a formandos e formadores: questionário de avaliação de reação (no final da ação)
A frequência e certificação da ação têm um valor de 90€ que deve ser pago por transferência bancária:
Valor da formação: 90€
NIB: 0033.0000.00007013877.05 | IBAN: PT 50 0033.0000.00007013877.05
Designação da conta - Fundação Cidade de Lisboa
Envio de comprovativo de pagamento para o email dep.projetos@fundacaocidadedelisboa.pt indicando no assunto
"Curso Cidadania FCL - Pagamento de Inscrição - (o seu nome)''.
A INSCRIÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA, APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.
As vagas são limitadas a 25 formandos e vão sendo preenchidas por ordem de chegada do comprovativo de pagamento, havendo um limite mínimo de 15 formandos para a abertura de turma.
Qualquer desistência 15 dias consecutivos antes do início da ação de formação implicará o pagamento integral do valor de inscrição.
A calendarização, bem como o local de realização podem vir a sofrer alterações, em função dos interesses e necessidades do CFPJS e da FCL, dos formandos e dos formadores.
No caso de não haver o número de inscrições suficientes, o Centro de Formação reserva-se o direito de anular ou adiar a formação.
Para mais informações: dep.projetos@fundacaocidadedelisboa.pt
8 sessões de 3h e 3h30 em pós laboral ou sábados. A adaptar às turmas; Combinação de diferentes metodologias de formação (expositiva, interrogativa e ativa), privilegiando-se os métodos ativos com vista a potenciar a aprendizagem (debate de ideias, análise e simulação de casos, exercícios de treino, atividades em grupo). A metodologia expositiva será utilizada como complemento para assegurar a introdução de conceitos e elementos de base teórica. Recursos educativos como textos de apoio, guias pegagógicos, plataformas de recursos online, jogos pedagógicos, bibliografia, webgrafia e documentação legal nacional e internacional.

Fundação Cidade de Lisboa
Rua Campo Grande 380
1700-097 Lisboa

Salas da Fundação Cidade de Lisboa
Mais Informações

 

 

 

formação acreditada para professores cidadania e desenvolvimento pelos direitos de tod@s

Gostaria de realizar este curso? Preencha o formulário de pré-inscrição e entraremos em contacto consigo para as próximas sessões da formação acreditada para professores Cidadania e Desenvolvimento!

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