A FCL celebra a aprovação do Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi aprovado pela UNESCO e passará a ser celebrado anualmente a dia 5 de Maio!

Congratulamo-nos com esta celebração oficial, que constitui uma oportunidade sem precedentes de valorização e promoção da língua e cultura portuguesas pelo mundo.

Um dos objectivos estatutários da Fundação Cidade de Lisboa centra-se precisamente na promoção, valorização e defesa da língua portuguesa.

Nesse sentido, desde 1991, a FCL organiza Cursos de Português – Língua e Cultura, durante todo o ano lectivo, não só para os seus bolseiros, no âmbito do projecto “Colégio Universitário da Cooperação – Nuno Krus Abecasis”, como também no âmbito de outros projectos de integração social e cidadania que desenvolve, aberto a todos os migrantes que os desejam frequentar como o projeto Passaporte para a Cidadania. Para além disso, promove também a língua através de metodologias de educação não formal, como grupos de conversação, no projeto Sinergia em Ação, ou tutorias, no projeto AcademiaCV.pt.

Um dos projetos mais longos neste âmbito, foram os Cursos de Português – Língua e Cultura em Goa, dinamizados entre 1997 e  2015, com o objectivo de divulgar e ensinar o português, como forma de aproximar os povos que partilham e querem aprofundar a expressão portuguesa em diversas vertentes: linguística, cultural, social e económica, desenvolver as relações histórico-culturais, conferindo-lhe uma base sólida e perdurável com o estreitamento dos laços de amizade com a Índia.

Este projeto integrou três componentes distintas:

1. Parte curricular, durante seis meses, com seis horas de aulas semanais, em quatro cidades, Pangim, Margão, Vasco da Gama e Mapussá nos níveis – A1, A2 e B1;
  2. Visita de estudo a Portugal para os dez melhores alunos de cada cidade, sendo-lhes oferecida uma estada em Portugal, por um período de 15 dias, cumprindo um intenso programa cultural abrangendo diversas regiões do País, sempre acompanhados de um professor, que lhes ministrava cursos de português, com foco na oralidade;
  3. Cursos intensivos de verão na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – oferecido aos quatro melhores alunos de cada cidade, que vinham para Lisboa frequentar três meses de cursos, ficando alojados na Residência Universitária da Fundação Cidade de Lisboa.

A Fundação Cidade de Lisboa continuará o trabalho desenvolvido na promoção da língua e cultura portuguesas, celebrando o Dia Mundial da Língua Portuguesa nos seus projetos e ações realizadas.

Legendas:

Imagem 1- Visita Cultural do projeto Cursos de português-Língua e Cultura em Goa

Imagem 2 - Sessões dos projetos Sinergia em Ação e Colégio Universitário da Cooperação

Imagem 3 - Cursos de Português - Língua e Cultura em Goa

Imagem 4 - Visitas culturais do projeto Cursos de português-Língua e Cultura em Goa