CONFERÊNCIAS FCL – 2007, 2008 e 2011

A FCL organizou três ciclos de Conferências em 2007, 2008 e 2011, visando debater temas variados mas de interesse e ligados à sua esfera de acção.

Assim,

O I Ciclo decorreu sob o tema “A Lusofonia no Mundo”, tendo como objectivo provocar uma reflexão sobre a língua portuguesa nos seus diferentes contextos e variantes, espelho de uma diversidade de culturas e identidades, no sentido de tornar essa matriz lusófona cada vez mais viva e profunda.

O II Ciclo de Conferências da Fundação Cidade de Lisboa foi dedicado ao tema “LISBOA 2020 – UMA METRÓPOLE COMPETITIVA”, pretendendo criar um pólo de reflexão e de debate de ideias, através da interacção entre diversos intervenientes, académicos, decisores públicos e privados e comunidade de Lisboa, fomentando, assim, a discussão entre instituições e a sociedade civil, no sentido de criar uma massa crítica activa e participante, apostada na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e em perspectivar a evolução da Cidade, nas suas várias vertentes, na próxima década.

O III Ciclo de Conferências reflectiu  sobre “IDENTIDADE E VALORES” num momento caracterizado por profundas transformações e desafios, tanto no nosso País, como na Europa e no Mundo.