Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Fundação Cidade de Lisboa

COLECÇÃO DE GRAVURAS FCL

A Fundação Cidade de Lisboa foi adquirindo em leilões, ao longo do tempo uma Colecção de Gravuras raras sobre Lisboa, normalmente  vista a partir do Tejo, com o seu casario, ruas e praças pormenorizadamente traçados, embarcações de vários tipos, fundeadas no Tejo.

Fazem parte deste acevo, representações quinhentistas, seiscentistas, setecentistas, anteriores ao grande sismo,  onde estão representadas todas as ruas, praças e edifícios mais notáveis existentes antes do cataclismo de 1755 e outras ilustrando a catástrofe que assolou Lisboa, numa belíssima gravura aberta em chapa de cobre e colorida à mão, representando a destruição de Lisboa durante o terramoto de 1755, vendo-se a cidade em chamas e os edifícios ruindo, aparecendo em primeiro plano o rio com vagas alterosas e três embarcações, uma das quais naufragando. Com legenda referenciando os mais importantes edifícios.

Destaque para outra gravura aberta a buril em chapa de cobre, dividida em duas partes horizontais, representando a primeira – tendo por fundo o Palácio Real – o cortejo da embaixada vinda a Lisboa para o casamento da Infanta D. Catarina, filha de D. João IV, com o rei Carlos II de Inglaterra, em cena de grande aparato e pormenor, podendo ler-se no espaço que divide as duas partes a legenda referenciando as figuras mais importantes, os arcos de triunfo levantados, as formações militares, etc.; Na parte inferior representa-se a partida da rainha, vendo-se a esquadra inglesa fundeada e numerosas pequenas embarcações transportando os elementos da comitiva real.